Maria Antonieta
- Carolina Gonçalves
- 9 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena.
Reinado: 10 de maio de 1774 à 21 de setembro de 1792
Morte: 16 de outubro de 1793 (37 anos) Praça da Concórdia, Paris,França

O filme conta-se a história da jovem rainha da França do século XVIII, Maria Antonieta.Tudo começa ela sendo a princesa é enviada ainda nova uma adolescente para a França para se casar o principe Luiz XVI , na época muitos dos casamentos da realeza eram arranjados em nome de acordos políticos e econômicos. O casal teve muitos problemas ao engravidar, acharam que o rei era homossexual por devido a esse problema. .Tempos depois nasce uma menina, uma notícia não muito agradável ao povo, pois queriam um herdeiro, ou seja, uns meninos mais conseguem mais pra frente um casal e nasce um menino o pequeno herdeiro. Maria Antonieta se deslumbra com corridas de cavalo, festas e óperas sem o Luiz XVI, e teve um caso com um Conde sueco durante a época, começa então compras muitas vestimentas e gastar muito dinheiro, e a França sofre uma crise de fome, na miséria e no frio e a decandência contra a Rainha, que se torna culpada por toda a situação fincanceira do reino, e boatos dizem que ela pouco se importa e fala ‘’ Se o povo não tem pão, que coma brioches’’. O povo Frances se revolta e eles ficam preso no Palácio, Maria Antonieta vai à sacada e tenta consegui perdão com um jesto de reverência mais o povo continua grita com indignação. Então Maria Antonieta pensa em um plano de fuga com ajuda do conde Alex Fersen de carro com toda sua família, porém no caminho são todos interceptados e presos e mortos na guilhotina.
Uma das famosas criações foi o penteado conhecido como pouf, no qual a peruca era suspensa bem ao alto da cabeça através de uma armação de arames, enfeitada com broches, joias, penas, as mulheres ficaram loucas e copiavam muito, virou febre.
Maria também deixa de lado as regras da França sobre Moda e fazer sua propria moda, que chamava ‘’Período Rococó’’ que as mulheres começaram valorizar o corpo atravez de espatilhos muitos apertados e decotes, mangas curtas eram bastante justas e normalmente com babados com rendas. Saias mais largas que eram chamadas de anquinhas e também sobresaia que eram abertas na frente geralmente.
O primeiro assunto político que Maria Antonieta teve que enfrentar foi a crise bávara. Seu irmão, José II, queria invadir a Baviera, que tinha ficado no aguardo de um herdeiro depois da morte de Maximiliano José de Baviera no dia 30 de dezembro de 1777. Maria Antonieta esperava que a França se aliasse à Áustria, e assim o implorou ao rei; no entanto, Vergennes, ministro de Assuntos Exteriores, não compartilhava sua opinião. Por isso, a Áustria caminhou sozinha sobre a Baviera. A decisão enfureceu a rainha, já que a França não mostrou seu apoio à Áustria e ainda assim ela tinha na Corte a fama de uma manipuladora fracassada. Maria Antonieta entrava, pela primeira vez, no jogo político. Depois da destituição de Calonne, em maio de 1787, foi escolhido como substituto para os assuntos de finanças Étienne de Loménie de Brienne, arcebispo de Toulouse, leal à rainha. E, com ele, Maria Antonieta começou a freqüentar os conselhos ordinários do rei e dos ministros. Com Brienne, começaram também os cortes econômicos, e no mesmo mês de maio, foram extintos 173 postos que serviam à rainha. Esta decisão deixou os nobres indignados, pois não aceitavam que seus cargos fossem eliminados tão facilmente. Mesmo que a despesa da Corte fosse alta, era apenas 6% do orçamento nacional. Para achar o verdadeiro lastro econômico da França, era necessário olhar para a dívida contraída pelo Estado, cujos interesses representavam até 41% do orçamento nacional.
Mais curiosidades ? assistam o filme ! recomendo > http://megafilmeshd.net/maria-antonieta/
Comments